terça-feira, 23 de outubro de 2012

CERVELLO 1



Em 2003, eu resolvi criar uma  - de muitas – séries para serem as “sucessoras” de ARLEQUIM. Nesse momento, ainda estava com a idéia de encerrar a série no número 20, o que não aconteceu. As primeiras idéias que tive foram Mussorgsky – você já viram o primeiro capítulo aqui – e um trabalho chamado Cervello. Cheguei a citar ambas obras numa entrevista que fizeram comigo quando publiquei um quadrinho na revista italiana “No Words” da editora Megaton. Como queria fazer um projeto inspirado em mangás com um toque mais pessoal, procurei um desenhista no estilo pra me ajudar. Quem topou a empreitada foi Graziela Caiado, uma goiana com a arte suave que eu precisava. Contudo,ela  logo teve que deixar, e o roteiro foi pra gaveta.
Recentemente, resolvi fazer um quadrinho onde a “missão” seria resumida em uma palavra: Simbolismo. Livros de Jung de um lado, dicionários de símbolos e livros de lingüística de outro, começamos tudo... daí veio o lampejo... por quê não usar o que fiz em Cervello nesta história?
Óbvio que tudo está perdido no meio de um caleidoscópico cenário, mas vários conceitos estão ali, e aos poucos serão revelados. O método de publicação também é algo que quero experimentar: serão distribuídos arquivos com dez páginas, contendo um capítulo da história. Após 4 capítulos, eles serão compilados em um livro e lançado de forma impressa, com 10 páginas adicionais exclusivas da versão impressa. Estas páginas não atrapalham na compreensão da história – er... bom, você vão entender... – mas terão ótimos complementos.
Então, quem acompanha meu perfil no Facebook e no Pinterest, poderá ver a obra surgindo página a página. O primeiro álbum já está pronto, mas há muitos “efeitos” que desejo fazer com calma – não apenas de computador, vocês verão. E é bom sempre pesquisar um pouco mais sobre o tema, para não perder a oportunidade de incluir algo mais.
Pra quem perguntar, “Cervello” é “Cérebro” em italiano. Não está assim à toa. Não mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário